terça-feira, 11 de setembro de 2012

Criação e Evolução - Teorias concorrentes

Em artigo anterior, deixei disponível meu primeiro livro acerca do assunto criação e evolução.
No mesmo, mais tratei de mostrar que há diversas crenças surgindo ligadas ao criacionismo, e que nós temos de tratar desses assuntos com muito mais seriedade do que temos feito.

O artigo é este:

http://cientistadedeus.blogspot.com.br/2012/04/novo-livro-introducao-ao-criacionismo.html


Agora, porém, sigo para a parte de analisar as posições.
Buscarei, numa série de artigos que pretendo fazer (que talvez mais tarde possam ser vistos em slides ou livros, etc), mostrar a contradição biblica de alguns pensamentos, tidos como alternativas razoaveis a interpretação bíblica.

Começo com o que pode ser a questão principal:

Criação e Evolução - O Criação pode ter ocorrido com evolução?

Em uma palavra? Não. Ao menos o criacionismo BIBLICO


A razão principal é bem simples:
A teoria evolucionista é baseada em forças não dirigidas, e por consequência precisa que os seres surjam com um aumento continuo de complexidade (falando vagamente).

Já a teoria criacionista BIBLICA, dependente de uma intervenção de Deus.
E não pense que não, que "Deus poderia ter feito com a evolução", porque isso contradiz a narração de Genesis 1.

Mesmo que se achasse que os 7 dias da criação não são literais, ainda assim, a ordem da criação biblica entraria em contradição com linha do tempo evolucionista.

A criação biblica é TEMATICA e GEOGRAFICA, independente de complexidade.

A "criação" evolucionista é do simples para o complexo.

A criação biblica tem a vida começando na TERRA, com as plantas. Todas, aparentemente.
A criação evolucionista começa na AGUA.


Finalmente, o ponto chave:

A criação evolucionista precisa que os seres vão da água, para a terra, e depois para o ar.
É essa a expectativa evolucionista, por uma razão simples: complexidade. As estruturas precisariam ser feitas aos poucos.

A criação biblica porém é diferente, NO MESMO DIA são criados os animais MARINHOS e VOADORES (no quinto dia), e somente no seguinte são criados os terrestres.

Ou seja, a biblia mostra uma criação dos seres voadores independente da existência dos animais terrestres (lembrando que já havia terra para pousar, inclusive com arvores), junto com os aquáticos.

Abstenho-me de esclarecer no momento a cerca, por exemplo, da criação do homem e da mulher, defender que não é uma alegoria, ou defender que não há base biblica para criação de vários seres ou para crer que a terra foi "recriada" em Gênesis. Neste trecho, busquei somente mostrar que a teoria evolucionista contradiz a doutrina cristã.
 - - -

Encerrando portanto, este artigo, explico que nesta fase não estou provando a teoria criacionista biblica, apenas mostrando que a teoria da evolução simplesmente contradiz fortemente a teoria criacionista.

Estou indo por passos, aqui. Ainda haverá uma fase de confrontamento de idéias com argumentos Pró e contra, mas, para os crentes na bíblia, apenas esta informação já é o bastante para crer, e muito relevante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário