quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mais respostas a criticas bíblicas...

Novamente, respondi uma lista de criticas bíblicas. Há perguntas repetidas. Pretendo em breve ajustar isso, organizando as criticas tematicamente para ajudar no estudo das mesmas.

De qualquer forma, segue-se: 10 perguntas e 10 respostas

Omitirei o autor das perguntas.

10 Contradições básicas da bíblia?

1 - Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4)
Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram a inundação (Gênesis 7:23)
Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33)

2 - Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9)
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5)

3 - Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11)
Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33)

4 - Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu ? pestilência (Êxodo 9:3-6)
Depois Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Êxodo 9:19-21,25). (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?)

5- Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29)
Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10)

6 - Deus não pode mentir (Números 23:19)
Deus deliberadamente enviou um “espírito” mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22

7-Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12)
Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30)
Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11).
Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10)
Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28)

8 - Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42)
Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47)
Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2

9 - A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2) 
A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29

10 - Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39)
Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15)

RESPOSTAS (minhas)

Para não passar batido, vou responder umas que já sei a resposta, pois já vi antes. Muitas tem que se ler os trechos com calma. Não sou um infabilista biblico, porém, e mesmo assim não creio que é uma completa fraude mesmo que hajam contradições.

Primeiro principio aqui: não confunda o que DEUS falou com o que FALARAM de Deus, ok?

Vamos lá:

1 - Caso não saiba, gigantes ainda existem. Volta e meia gente altissima aparece em programas como fantastico. Além disso em Gn 6 4 tem teólogos que creem que gigante era no sentido de gente rica ou poderosa. O contexto até indica um pouco isso.
A despeito disso, repare que o uso do termo não precisa ser exato, a própria fala "eramos como gafanhotos" soa bem inexata. Os espias estavam com medo dos caras.

Um gigante de destaque na biblia, por exemplo, Golias, tinha, estima-se, só 2 e 90 de comprimento. É bem alto, mas convenhamos que se ele era o gigante, o de destaque naquele povo, você não deveria estar procurando por gigantes muito grandes, mas homens muito mais altos que o normal.

2 - Quem fez essa não leu direito a passagem. A passagem fala das genealogias dos filhos de Noé. Fala ANTES e DEPOIS de Babel. É uma narração em profundidade, não uma narração linear. Portanto,  Repare que é bem pouco anterior a narração de babel que é citada das linguas, mas no meio de uma genealogia, ou seja, já narrando bem a frente do que se virá logo depois, falando do outro filho. Só ler o contexto ao invés de só ler acusações por atacado...

3 - Chequei CINCO traduções de lamentações e todas disseram que Ele não aflige de bom grado, ou seja, que ele não gosta de afligir. A fala "vontade própria" na sua tradução tb pode encaixar, como dizendo "não é pq ele gosta que ele aflige". E cheque o versiculo anterior, No ANTERIOR está dizendo que Ele entristece. Biblicamente há um numero enorme de passagens que dizem que Deus pode até causar o sofrimento, e outras (ou as mesmas, como no caso) indicando que Ele não gosta de fazer isso.


32 Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.
 32 Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias.
 32 Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.
 32 pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; 
 32 Ele pode fazer a gente sofrer, mas também tem compaixão porque o seu amor é imenso.
33 Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.
 33 Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.
 33 Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens,
 33 porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens. 
 33 Não é com prazer que ele nos causa sofrimento ou dor.
4 - Não sabemos ao certo a distancia temporal entre os eventos porém, nem o rigor cientifico do termo "todos os rebanhos". Mesmo que todos tenham morrido, eles poderiam ter comprado mais, por exemplo. 

5 - Quem diz que ele não se arrepende não é Deus aqui. Como falei, opinião é opinião. Samuel não falava com uma linguagem de rigor matematico, deve-se lembrar.

6 - Há uma distancia, convenhamos... Mas ainda assim, você pega as palavras de uma pessoa como base, não as de Deus. As pessoas erram. Inclusive o que fala é um profeta corrompido, no contexto.

7 - Em certo sentido, ninguém viu mesmo, porque é um ser invisivel, que se REPRESENTA de formas viziveis. E o ver de João se refere a um ver o que ele realmente é. O próprio João havia visto o Messias, que disse "quem vê a mim vê ao Pai". Mas ver uma representação externa é muito diferente de ver o espírito, e muito mais de compreendê-lo.
Se o próprio João que viu Jesus preferiu dizer que ninguém viu a Deus, o conceito dele de ver é, naturalmente, diferente de ver somente uma aparência externa.
Veja João 14:9. Se joão que diz escrever este testemunho, Ele mesmo tinha em um sentido visto Deus, mesmo que ainda estivesse insatisfeito quanto ao ver não só a aparencia externa, mas o SER divino, e bem sabia de que havia visto Deus. O seu evangelho é o que mais trata Jesus como o próprio Deus.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 
João 14:9


8 - João 8 15 e 16.
15 Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.

16 Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou.

O próprio Jesus fala que estão julgando erradamente, e que Ele não julga, mas se julga em algum sentido (portanto havendo 2 sentidos de julgar, um julgamento como só acusar, e outro de justiça verdadeira) não julga sozinho, julga por Deus, portanto se fazendo inocente porque o juizo vem de Deus, e não dele.

Ou seja, se lesse UM VERSICULO A MAIS teria o contexto que mostra a duplicidade de conceitos de julgar e a diferença do julgamento de Jesus. Se comparar outras traduções poderá ver com mais clareza ainda:
16 E, se, na verdade, julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai, que me enviou.
16 Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou.


NA MESMA CONVERSA Ele explica a diferença.

9 - Que tradução você ou o site onde você pegou as criticas usa? Tenho 5 traduções, todas dizendo que o que diz "8 dias" diz "aproximadamente 8, ou uma semana".

28 E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
 28 E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar.
 28 Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.
 28 Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar.
 28 Mais ou menos uma semana depois de ter dito essas coisas, Jesus levou Pedro, João e Tiago e subiu o monte para orar.
Mesmo ainda que HOUVESSE erro, isso não provaria uma fraude, somente que a biblia não é infalivel.

10 - Eu tb matei todas as aranhas do meu quarto.... Varias vezes. Na casa tb.

Repare que no cap 13 Josué já está velho. Eles começam a organizar o possuir a terra,


Depende do teólogo, e da preguiça de ir ver com calma, aparentemente também...

Criticar é uma coisa, provar ai exige muito trabalho. Ateus meio que vencem por atacado, Parece uma porção de perguntas. Por isso resolvi tratar com calma as que já sabia. Estou acumulando uma coleção de respostas, e pondo no meu blog inclusive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário