sábado, 29 de dezembro de 2012

Deus: se arrepende ou não?


Não é a primeira vez que temos "criticas bíblicas" e perguntas sobre a mesma. Inclusive, creio que já até tratei desse assunto anteriormente mas não com a mesma profundidade. Essa é uma das mais fortes criticas a bíblia:
Deus se arrepende ou não.

QUESTÃO: Deus se arrepende?



NÃO > [Nm 23:19] Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?
SIM > [Gn 6:6] Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.


RESPOSTA:

Primeiramente entenda-se: a bíblia não usa linguajar exato cientifico. Com a falta de especificação exata dos conceitos das palavras num determinado contexto, pode parecer haver contradição. Porém isso é um erro.
Existe até uma lógica que funciona com isso, a lógica paracompleta.
Exemplificando:

"Fulano conhece a China? Se ele nunca foi a china, então essa afirmação não é verdadeira. Mas se ele já viu a china, fotos, estudos, leu sobre, essa afirmação também não é falsa".
O segredo do enigma é o fato de que o ser humano não lê o CONCEITO, mas a PALAVRA que é na verdade o NOME dos conceitos. A palavra "conhece" nessa expressão tem um sentido em uma frase, de ter ido ao país, e em outra, de saber sobre.

Em numeros 23 19 quem fala, para começar, é um homem opinando, não o narrador que afirma como verdade. Assim o sendo, poderia-se simplesmente assumir que ele estivesse errado e a bíblia em si ficaria sem contradição. O profeta inclusive nem era um profeta muito honesto. Ia amaldiçoar Israel, mas não pôde fazê-lo, porque Deus o quis, e insistindo outro para que amaldiçoasse ele falou isso. 
Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar. 
Números 23:20

veja que o que o chamou reclamava porque o chamou para amaldiçoar, e ele não podia fazê-lo pela vontade de Deus:
Então disse Balaque a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que inteiramente os abençoaste. 
Números 23:11

No contexto o profeta quer dizer que Deus não é mentiroso, Ele é sincero, se abençoou é porque realmente o queria. E que não é instavel como o ser humano, não fica se arrependendo. Se Ele abençoou não estava indeciso, queria realmente abençoar.


Em outras passagens porém Deus se arrepende. Costuma ser um arrependimento ligado a mudança de circunstancia O arrependimento costuma ser algo como "agora não estou mais feliz com o que fiz, porque ELES mudaram, se pervertendo. Eu estava feliz antes com o que criei, mas AGORA não, por isso AGORA me arrependo". Em outra passagem Deus se arrepende para não mais amaldiçoar um povo porque ELES mudaram após ameaçados.

E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez. 
Jonas 3:10

É diferente do ter errado e certamente bem diferente do sentido da primeira frase como uma instabilidade psicológica que o louco queria que o profeta fizesse no texto anterior. Ele queria que amaldiçoasse o povo LOGO APÓS TE-LO ABENÇOADO. Algo impossível, uma vez que Deus não é mentiroso, nem fica se arrependendo como ser humano. Não significa que em outro sentido Ele não se arrependa.
As diferenças de conceito são chave para a contradição nas frases. Mas o mesmo pode ocorrer dando nomes iguais para duas pessoas. Como "João está na praia" e "João não está na praia" podem ser duas frases verdadeiras ao mesmo tempo, se tivermos duas pessoas chamadas "João", com dois conceitos distintos é possivel a mesma coisa.

Segue um link com uma lista de passagens sobre o arrependimento de Deus. Existem varias

Biblia online - Pesquisa sobre Deus se arrepender

- -

Nenhum comentário:

Postar um comentário