quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Porque sou não-infabilista, mas não sou ateu

Este é talvez o meu mais polemico artigo. Certamente temo o que hão de pensar de mim os demais cristãos, porém sou primeiro preocupado com a verdade do que com a doutrina cristã.

Vamos ao ponto: discuto muito com ateus (e outros) e muitas vezes já rebati argumentos deles aqui, mas também não ouso abandonar a sinceridade e nega-los quando parece que tem razão. É o meu jeito.

Pois bem, há muitas criticas a bíblia. muitas delas já comentei não terem fundamento, outras mechem em pontos verdadeiramente polemicos.

Porém, um par de versiculos em particular da bíblia parece aos meus olhos deixar bem claro que a bíblia não é infalivel.

Antes de prosseguir, adianto aos religiosos e aos ateus que não ser infalivel não é sinonimo de ser uma grande fraude nem de ser só besteira. Ao contrario, poderia um livro qualquer (inclusive a bíblia) hipoteticamente estar certa sobre tudo, exceto a afirmação em questão, assim como pode estar errada em praticamente tudo, e não numa coisa.

No caso da bíblia é porém uma polemica porque ela é apregoada como infalivel, e esta crença é praticamente uma das crenças fundamentais que aparece nas declarações de fé de muitas igrejas.

Não entendam porém os que me ouvirem que estou portanto negando minha fé na bíblia para aprovar minha polemica teoria da salvação total (antes, me baseio nela) ou para negar o criacionismo bíblico literal (no qual creio) ou mesmo para isentar Deus de suas ações polemicas usando da suposição de que houve alguma mudança (como já vi pastor de nome o declarar, mas discordo, o Deus bíblico é um ser polemico mas é consistente).
Ao contrario, continuo crendo na veracidade geral e praticamente absoluta até o contrario, não negando a veracidade da bíblia por falar algo que me desagrade ou que seja contraditório com as teorias cientificas atuais, apenas tenho minha fé centralizada na racionalidade e na verdade, e com a minha (falivel) percepção acredito haver uma contradição.
A razão é a pura aparente contradição de um unico trecho que conheço. Eis ele:

- -
(serão mostradas 5 versões da bíblia em paralelo:

João ferreira de Almeira Corrigida e Fiel,
João Ferreira de Almeida Revisada e corrigida,
Nova Versão Internacional,
João Ferreira de Almeida Revisada e atualizada
Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Nesta ordem, da esquerda para a direita.


1 Cr. 21..25
600 siclos de ouro

ACF

ARC

NVI

ARA

NTLH

25 E Davi deu a Ornã, por aquele lugar, o peso de seiscentos siclos de ouro.
25 E Davi deu a Ornã por aquele lugar o peso de seiscentos siclos de ouro.
25 Então Davi pagou a Araúna sete quilos e duzentos gramas (*) de ouro pelo terreno.
25 Davi deu a Ornã por aquele lugar a soma de seiscentos siclos de ouro.
25 E pagou a Araúna quase sete quilos de ouro pelo terreiro.


1 Sm 24.24

ACF

ARC

NVI

ARA

NTLH

24 Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.
24 Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que me não custem nada. Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.
24 Mas o rei respondeu a Araúna: “Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao SENHOR, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada”, e comprou a eira e os bois por cinqüenta peças (*) de prata.
24 Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu to comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinqüenta siclos de prata.
24 Mas o rei respondeu: - Obrigado, não aceito. Eu vou pagar tudo isso. Eu não vou oferecer ao SENHOR, meu Deus, sacrifícios que não me custaram nada. Então Davi comprou o terreiro de malhar cereais e os bois por cinqüenta barras de prata.
50 ciclos de prata

(nota: nos astericos se refere na tradução NVI a uma nota de rodapé que fala respectivamente dos 600 siclos e dos 50 ciclos

A passagem é a história em que Davi faz um censo. O trecho já é usado em outra polemica como argumento ateísta visto que em um livro se diz que Deus incitou Davi e em outro que Satanás o fez. Porém devido ao fato de que ambos poderiam o ter feito, creio que o argumento se torna falivel.

Porém Davi foi comprar um terreno e pagar a Araúna (ou Ornã como também é traduzido) pelo terreno. Os valores variam drasticamente de um para outro aparentemente: MUITO ouro ou POUCA prata (sendo que até onde sei, prata nunca valeu mais que ouro).

Confesso não ser um especialista em unidades de medidas bíblicas, mas acho que a contradição fica evidente.

Alguém pode supor de que são histórias diferentes, porém acho muito dificil que a história tenha acontecido mais de uma vez: Davi fazer um censo, isso ser mau aos olhos de Deus, vir mau ao povo e ainda ele ir comprar aparenetemente da mesma pessoa.

A saber, não consultei nenhum texto antigo, mas o fato de que as varias traduções coincidem indica que os textos mais antigos devem conter a mesma informação.

Ainda a saber, eu já sei há muito tempo de que não temos os originais de nenhum livro bíblico mas a abundancia de cópias bem antigas que são coerentes entre si atesta da não-fraude da alteração recente bíblica, e indica claramente de que elas representam o original, uma vez que elas coincidem com poucos erros, muitas vezes minimos como erros de grafia, segundo me foi ensinado em curso teológico.

Já é polemico dizer que as diferentes traduções atuais da bíblia não representam a bíblia original com perfeição, muitos cristãos se ofenderiam apenas com tal frase (que se comprovaria comparando uam tradução com a outra e vendo que elas apesar de dizerem praticamente a mesma coisa não são exatamente iguais), imagine com o que estou dizendo.

Mas peço aos leitores compaixão e prudencia quanto a questão.

E gostaria de deixar um ultimo comentario: eu sei que Deus existe, já estive em contato com Ele inclusive através de profetas (o que elimina a hipótese de que fosse minha imaginação). Ele também disse certa vez um tanto bravo comigo conforme eu lhe questionava sobre a exatidão da verdade bíblica e Ele respondeu parecendo bem energético e ousado "A MINHA PALAVRA FILHO, É O VERDADEIRO AZEITE".

Depois descobri que azeite é uma coisa feita com alto grau de pureza na sua extração, especialmente os melhores. Portanto conclui que Deus deve estar querendo dizer: "a minha palavra é o MAIS puro, é o que EU falo" e que apesar da bíblia conter muita sabedoria inspirada por Ele, a palavra DELE é a DELE, e as palavras de outros (ainda que possam ser igualmente verdadeiras) são de outros.

Ainda cito a capacidade bíblica de Deus no livro de Jó, quando discutia com o mesmo, de falar através de ironias fazendo perguntas a ele e dizendo-lhe que ele certamente sabia de tudo como se estivesse no inicio dos tempos.


Peço a todos os teólogos e criticos, eventualmente até mesmo conhecidos meus, pastores, e até mesmo autoridades sobre mim que considerem antes de me excluir como cristão, por compaixão e por justiça me responder. Não estou forçando ninguém a acreditar no que creio, que a bíblia não é infalivel, e estou aberto ao debate com ateus a cristãos. Porém, como iniciei este artigo, novamente digo: é mais importante aos meus olhos a verdade do que a defesa de uma doutrina.

Isto falo atualmente sendo evangélico filho de pessoa evangélica, desde o nascimento, CRENTE EM DEUS E NA BÍBLIA, estudante de bacharel em teologia, professor de nível basico em teologia, secretário de igreja e eventualmente até professor de escola dominical e pregador na igreja. Tudo isto cito não como autoridade, mas como testemunho de que não sou um desleixado no assunto e testificando de todo o relacionamento que arrisco ao expor esta questão.

Tudo isto falo pela importancia de falar a verdade (e na nossa busca pela perfeição, ao menos o que parece o ser) e testifico que antes de ser cristão eu sou amante da verdade, e que por isso mesmo sou cristão e crente na bíblia... Mas não infabilista.

Aceito porém opiniões e criticas de qualquer um.

2 comentários:

  1. Ola deixo aqui um endereço onde caso quira pode dar uma olhada e ver algumas contadições biblicas. http://resistencia4ever.blogspot.com.br/2012/12/jesus-um-profeta.html

    ResponderExcluir