quinta-feira, 28 de março de 2013

Beleza = um direito bíblico.


Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.
Cânticos 1:10

A bíblia é contra a beleza? É vaidade e pecado a mulher se arrumar?
Primeiro vou mostrar passagens que são usadas contra a pratica, mas depois vou mostrar que temos muito mais de apoio:
- -

A bíblia apóia a beleza. Na bíblia o conceito de vaidade não é o atual. Significa "coisa vã, correr atrás do vento" e é falado em eclesiastes principalmente. Salomão chegou a dizer que tudo era vaidade.

Tem passagem na bíblia desincentivando o uso de enfeites:
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. 
1 Timóteo 2:9-10Mas é a mesma passagem que diz para as mulheres ficarem quietas na igreja, uma das passagens mais consideradas descontextualizadas e não-fonte de doutrina cristã atualmente na bíblia. Pessoalmente, não creio que Paulo estava certo (se você estranha eu te dizer isso, saiba que não sou infabilista bíblico, procure o termo no buscador do artigo do site) no trecho seguinte inclusive não permitindo que mulheres ensinem quando em Pv 31 é uma mulher quem ensinou aquelas palavras, ou seja, é uma mulher a fonte da sabedoria da chave de ouro da bíblia.

Outra passagem

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 
1 Pedro 3:3-5
Nesta passagem o tom ainda nos dá espaço para não entender como ordem, e sim como conselho acerca do que deve ser a beleza. Mas lembrem-se que Pedro vivia num sistema onde ainda havia escravidão e a mulher era inferiorizada com relação ao homem.

- - -


Mas bíblicamente como pode ver há valorização da beleza.

Em Ezequiel 16:8-15 Deus, o próprio Deus que compara seu povo a sua esposa fala das coisas boas que deu ao povo como se fossem enfeites que eram a fonte da beleza da nação. Sem os enfeites, ela ficava vergonhosa, há trecho onde Deus fala de deixa-la então nua diante daqueles com quem ela adulterava, ou seja, expondo que sem as coisas boas que Ele deu ela não era nada, era pobre.

Exodo 28.40 Para os filhos de Arão farás túnicas, e cintos, e tiaras; fá-los-ás para glória e ornamento.

O próprio sacerdote, como citei, tinha roupas especiais para receber dignidade


O próprio Deus em apocalipse, não parece feio, ao contrario:
pés como latão reluzente, cinturão de ouro, rosto como o Sol.
 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. 
Apocalipse 1:13-16

Cuidado com a super valorização das coisas, busque não ofender aos outros, mas saiba que não é pecado ser bonita. Inclusive Noemi recomendou a rute de se arrumar para ajudar a seduzir boaz.

Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
Rute 3:3

Lendo cantares pode achar ainda mais exaltação da beleza e enfeites, como a mulher falando que seu marido é como um tipo de perfuminho (pelo que li) que se pendura em seus seios, indicando que a pratica de pendurar esse perfuminho também era bem vista.
O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios.
Cânticos 1:13


E digo mais:
Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata.
Cânticos 1:11


Um ponto final talvez, em prol da valorização da beleza e uso de enfeites:
Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço.
Cânticos 4:9

Não seja contra a beleza exterior, seja conta a feiura interior. Saiba que a aparencia externa é para representar a natureza. E não fique preso ao que pessoas disseram as SUAS igrejas em SUAS próprias épocas, contradizendo a valorização bíblia e até mesmo divina do uso de enfeites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário