sábado, 23 de março de 2013

"eu simplesmente não consigo acreditar em Deus"... Tente de novo após perguntas respondidas:


Pergunta de um internauta:
Eu simplesmente nao consigo acreditar em Deus?

Como Deus se é uma pessoa perfeita pode ter criado uma coisa imperfeita como o ser humano?

Da onde surgiu Deus?

Se deus criou o ser humano que pensava, a menos de 8 mil anos, da onde veio os australopitecos e dinossauros?

Porque Deus deixa africanos, pobres e pessoas que vivem em regioes secas morrerem de fome e sede, enquanto da a outros fartura e vida boa?

Porque Deus permite ao homem bom e religioso perder sua familia inteira enquanto o ateu mata toda a familia dele e sai impune?

Porque Deus permita que pessoas boas e religiosas igual uma mulher da minha cidade seja morta com torturamento?

Porque Deus permite coisas como estrupo, pedofilia e outras coisas?


Eu tento acreditar, mais penso em tudo isso e nao consigo

 - - -

Em resposta a mais uma pergunta que tirei do yahoo respostas: 


1 - Será que Darth Vader implica que George Lucas é tão mau quanto? Não faz sentido. Afinal ele criou outros personagens bons. Da vint conseguiria desenhar rabisco, mesmo podendo fazer coisa melhor. A avaliação da personalidade de um criador com base em sua criação é consideravelmente complexa. Valorizo a tentativa, porém.

2 - Da realidade inicial... Que inclui a existência de Deus. Deus teria atributos ligados a auto-existência. A onipotencia por exemplo pode implicar em ser capaz de fazer isso. A eternidade, em sempre existir, o ser espírito da verdade a ser um ser eternamente existente, e por ai vai...

3 - Tá prove que existem sem apoiar-se no que outros dizem ou nos outros dizerem que as provas são verdadeiras etc. Realmente PROVE, demonstre, deixe inegavel que existe tudo isso?

4 - Pq o nosso governo deixa? Ele não existe? Ah... Não é povo dele, não é governo dele... Se intervisse no governo alheio poderia dar até problema politico mesmo estando certo e querendo fazer bem... Ah... Então, mas o nosso governo não existe lógicamente.
O Deus bíblico é altamente tolerante (no sentido de ser capaz de lidar, e deixar ocorrer) com o mal na bíblia, pode até deixar o injusto sofrer como no caso de Jó. É o jeito do cara, Ele INCENTIVA a bondade, Ele não vai lá e resolve tudo sozinho. Afinal, Deus faz o bem e o mal, e domina sobre tudo, tudo o que ocorre passa dentro de sua vontade permissiva, Ele pode ressucitar, curar, etc. É muito mais "segura" a situação da existência do mal para Ele do que é para nós.

5 - Mesma resposta da anterior. Lembrando também: Deus promete que bem aventurados os que tem fome e sede de justiça... Logo, Ele reconhece que eles passarão fome. A justiça da recompensa permite que a injustiça temporaria exista, pq o juizo é eventual (assim como do nosso sistema judiciario) e antes há espaço para ocorrer de tudo praticamente. É insatisfatório, sim, mas é um tipo de justiça, mesmo que não seja justiça em todos os sentidos. E bem, existe, e a de Deus também pode existir pq a posição é meio facil: feita a promessa pode ficar um caos, a justiça para existir só precisa EVENTUALMENTE (ou seja, quando Ele quiser) ocorrer.

6 - Mesma resposta da primeira, Deus é altamente tolerante ao mal, desincentivador do mal, mas tem a existência do mal como um recurso. Só fixando: criadores de mundo virtuais (jogos de video-game, pc, etc) tb usam o mal como recurso e não deixam de existir por causa disso. Inclusive vc pode achar jogos até onde há tortura, morte, e coisa pior.

7 - vc tá em váriaveis da pergunta do problema do mal. Pq Deus governa o mundo assim: façam o bem, ouçam meus mandamentos, me sigam, me obedeçam. Não? Então a consequencia vem até naturalmente, o mundo fica cheio de maldade

Justiça de cada um receber o que merece não é um fenomeno natural, é um fenomeno artificial (tanto humano quanto divino), ou seja: é preciso que haja uma INTERVENÇÃO para gerar a situação justa. O estado NATURAL é uma selva.
Mas repare que criadores de mundos virtuais tb criam nos seus mundos o estado natural cheio de injustiças e problemas. Não significa que eles te odiem por isso. O justo viva pelo conhecimento (a fé), adapte-se, entenda, domine, FAÇA existir justiça ao invés de só aguardar por ela.

Acho que a razão principal é que você estava procurando por um Deus puramente bom sem mau, quando o Deus bíblico e o que encaixa com a realidade é BOM, mas tem o mal como recurso. É uma visão de Deus muito menos agradável, e que dá muito menos vontade de crer.

Na minha opinião muitos viram crentes pensando em Deus assim e depois viram ateus ainda pensando em Deus assim, e entendendo que ele não confere com a realidade. Deus é muito menos agradavel em seu comportamento do que gostariamos.

Saiba que até mesmo a justiça da recompensa (um tipo de justiça) necessita do mal, isto é, se alguém for mal a justiça da recompensa para existir precisa recompensar o mal com o mal.
Esta justiça é uma das justiças divinas, além do ser humano tb usar (sistema penal) e não éxatamente "má" em todos os sentidos por causa disso, ela usa o mal como desistimulo a mais maldade. Mas é um exemplo de um sistema que exige uma atitude tolerante para com a existência do mal.

Agradeço pela pergunta sincera, espero ter ajudado, e agradeço pela pergunta vir de maneira respeitosa apesar da insatisfação. Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário