domingo, 17 de março de 2013

Sobre Maria Madalena - Não seja Maria vai com as outras

Não seja maria vai com as outras! Não seja assim, leitor!
Não acredite cegamente no que lhe for dito.
Porque é absurdo, é ir com as outras!

Hoje venho falar sobre Maria Madalena. Mas que mentira, vou falar quase nada! Vou falar de outras!

Vou falar sobre a história de Maria Madalena... Aquela que casou com Jesus... NÃO! Na bíblia não diz isso.
Vou falar sobre Maria Madalena, aquela prostituta... NÃO! A bíblia não diz que era prostituta!
Vou falar sobre Maria Madalena, aquela adultera... NÃO! A bíblia não diz que ela era adultera!
Vou falar então sobre Maria, aquela pecadora que ungiu os pés de Jesus... NÃO! A bíblia não diz que Maria Madalena ungiu os pés de Jesus!
Na verdade nem diz que Maria Madalena era pecadora!

Afinal, qual é a história da Maria Madalena?
A história, caro leitor, é que ela, assim como você possivelmente, foi com as outras!
Ela foi juntada com várias outras personagens bíblicas numa só entidade, numa mistura de personagens.

Porém o que a bíblia diz?
A bíblia diz que Jesus expulsou dela sete demônios (nenhum deles citado, nem a razão dela ter sido possuida) e que ela era uma das que seguiam Jesus viou Jesus após a ressurreição antes dos discipulos.
Marcos 16:9
Lucas 8:1-3

Ta, mas e as outras... Histórias sobre Maria?

Em resumo: pura mistura de personagens sem base bíblica.

}E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto,
redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
 
João 8:3-11

Leia a passagem. Esta adultera é Madalena? Jesus a poupou, e disse para não pecar mais. Deveria ter expulsado os demônios dela também, não?

A mulher pecadora que lavou os pés de Jesus:

}E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com
ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o
ungüento.
Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro
cinqüenta.
E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com
ungüento
.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. 

Lucas 7:36-50

Nem diz que o pecado dessa mulher é prostituição ou adultério! Tão pouco que se chama Maria, quanto mais Madalena!
nem é necesariamente a mulher pega em adultério anteriormente. Se o fosse dificilmente o fariseu teria duvidas de se Jesus sabia quem ela era, afinal Ele que a salvou a vida quando cometeu o adultério!

Biblicamente falando, não há base para afirmar que Maria era prostituta, adultera ou mesmo pecadora, somente que Jesus expulsou demônios dela!
Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. 
João 11:1-5

Mas espere! Para você não ir mais juntando as marias e mulheres umas com as outras, eis mais um trecho que você  deve não confundir:

Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. 
João 11:1-5

Esta mulher se chama Maria, não é a mesma do trecho anterior. Ela não é a pecadora que veio na casa de um fariseu, ela, Lazaro e Marta eram amigos pessoas de Jesus. Vejam em outro trecho:
Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.
E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro;
Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus. 
João 12:1-11

Reparem a diferença de situação: Maria, irmã de Marta e de Lazaro, unge Jesus mas a critica é não de ela ser pecadora, e sim pelo gasto de um perfume caro. Seria muito estranho Lazaro falar mal agora de Maria, sua irma, por faze-lo. Além disso o nome do outro homem era Simão, seria estranho Jesus que chamava Lazaro pelo nome Lazaro ("Lazaro, vem para fora") chama-lo em outro contexto de Simão.

Resumão: não confie nessas histórias cheias de boatos. Lembre-se que Jesus subiu aos céus, segundo a bíblia e que isso contradiz a idéia de um marido, e chefe de familia. Lembre-se também que em Apocalipse se fala sobre "a noiva que já se aprontou", como sendo a igreja (entra a figura de Deus de sua esposa) e que se Jesus fosse casado haveria muita confusão na época do texto, porque poderiam confundir com Madalena. Isso indica claramente que Jesus sempre foi solteiro. Maria Madalena não é, até onde biblicamente podemos saber, nem prostituta, nem pecadora, nem adultera, nem teve qualquer relacionamento amoroso com Jesus.

Não seja Maria vai com as outras! Siga a verdade, não boatos, ok?

Um comentário: