terça-feira, 14 de maio de 2013

As teorias da incredulidade - Ou a bíblia é alegórica ou ela é falsa


Minha opnião sobre a biblia?

Bem,eu acredito em Deus mas nao sei se acredito na biblia...la tem muita coisa que pode ser considerada errada,eu ja comecei ler a biblia mas nao terminei,qualquer dia desse vou ler ela inteira para ver se o q eu penso esta certo

Bom,eu tenho 2 teorias pra biblia (considerando que nao a li inteira ainda)
A primeira é que a biblia foi feita com metáforas,pq se foi Deus que mandou escreve-la ele teria que dar um jeito de fazer o povo,desinformnado e nem tanto desenvolvido daquela epoca entendesse e que o povo de anos depois também entendesse,entao ele colocou historias,com metaforas,mensagens por trás das historias,como a historia de Sansão e de Adão e eva,era tipo uma historia facil para que as pessoas entendessem mas ele sabia que as pessoas de hoje em dia entenderiam como metafora...
O objetivo de Adão e eva,acredito que seja dizer que Deus criou o homem (pode ser de átomos,nao do jeito que fala la na historia) e entao o homem começou a pecar...

E a 2° teoria seja que a biblia é falsa e tals,pq foi escrita pelo homem (mas mesmo assim nao deixo de acreditar em Deus,pq tenho minhas teorias sobre a sua existencia)

Eu preciso ler a biblia para entender mais sobre o assunto,tirar conclusoes...mas ta ae a minha opnião colocada no pouco que sei sobre a biblia....

O que vocês acham??


RESPOSTA:


Discordo de ambas. Geralmente quem fala a primeira é MUITO ignorante da bíblia. A bíblia referencia a si mesma, e histórias como Adão e Eva são citadas posteriormente como histórias reais. Não são fabulas.


Geralmente se prega muito o evangelho onde Jesus ENCHEU de figuras, parabolas e tal, e ai as pessoas que não conhecem a bíblia chutam como se tudo fosse assim. A verdade é oposta: a bíblia narra os fatos com referenciação histórica, genalógica e geografica. Algumas passagens já encontram apoio arqueológico (vide link nas fontes). A verdade é que a bíblia é a principal fonte do conhecimento da nação de Israel e sua história, pelo que sei. O templo contruido para Deus por Salomão por exemplo tem apoio arqueológico. O muro externo é o muro das lamentações, existe até hoje (o que sobrou). Agora, você pode achar que a história bíblica foi construida em cima com uma fraude, mas é dificil construir uma história dessas em cima da verdadeira, na minha opinião, continuamente, naquela época (sim, a bíblia é muuuito antiga, seus livros são de diferentes épocas) mas vai ter mais trabalho para criar uma conspiração que viabilize isso, do que crendo na mesma.

Você parece usar um raciocinio circular ateísta que invalida a bíblia. Você parece agir como se as histórias citadas fossem absolutamente impossiveis, ignorando a possibilidade de milagre. Se você acha que milagres são impossiveis é porque acha que um Deus que possa eventualmente intervir no mundo não existe, aparentemente. Ora, é essa a premissa basica da bíblia. Você tem que ler a bíblia considerando a hipótese dela estar certa para que ela se torne minimamente razoavel. Se você vier com a premissa de que Deus não existe nem milagres como factual (embora isso não é provado cientificamente tão pouco) a bíblia se torna inaceitavel razoavelmente plausivel.
Você nem mesmo pode acreditar na veracidade geral e possiveis erros (como geralmente se faz com qualquer livro que se lê), você usa o termo "homens" para justificar o erro, mas está falando de FRAUDE GIGANTESCA com base numa idéia não provada, e que você como pessoa critica, não deveria impor como fato.

Eu não estou pedindo para você simplesmente crer, estou pedindo para você considerar a possibilidade como um todo. Se você já vem com a afirmação de que é FATO que não pode ocorrer milagres, suas alternativas acabam sendo essas teorias ai, sendo que um bom teólogo crente ou mesmo ateu verdadeiramente estudioso da bíblia poderia desmentir com facilidade a primeira teoria. O debate fica mais na segunda. Como já disse: segue link. Procure por "comprovados" no artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário