terça-feira, 14 de maio de 2013

Fé e razão - "Vai e vencerás!" - A verdade Profecias triunfalistas




Recomendo a leitura do capitulo inteiro de 1Reis 22. 

(leia aqui)

Mas para quem conhece a bíblia, talvez citar a história baste:
O rei Acabe tinha uma guerra a fazer. 400 profetas profetizaram que ele teria a vitória. Mesmo assim, foram consultar mais um... E este falou, após repetir ironizando: "vai que você terá a vitória", a dura verdade:



Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. 
1 Reis 22:19-22

O profeta Micaías disse para um REI, em oposição a 400 profetas, que ele NÃO teria a vitória. Ainda assim temo  falar o que pretendo falar hoje para as pessoas.


Nós temos o espírito (natureza, essencia, jeito de ser, não necessariamente um agente espiritual) desses quase quatrocentros profetas. Nós religiosos, nós cristãos, nós evangélicos.

Agora mesmo recebi uma de muitas profecias por atacado de quadros, dizendo que algo maravilhoso vai acontecer essa semana. "se crer compartilhe".

Pois é, não creio.
Não que eu negue a possibilidade, mas acho dificil ser verdade. A razão? Já recebi muitas dessas profecias "otimistas" na vida que não se cumpriram. Conheço as claras profecias divinas, que as vezes são agradaveis as vezes não, mas que costumam ser muito diferentes.

Pensemos por um instante: se a pessoa profetiza então algo isso basta para que seja verdade? Ora, se é assim, todos deveriam receber! Porque não profetizam o mundo perfeito então?! Paz mundial, conversão total, fim da fome ou qualquer coisa assim? Essas verdades genéricas me lembram outro ambiguo adivinho: o horoscopo.

Não estou dizendo que Deus não possa entregar uma profecia, até mesmo com essa expressão, e se cumprir. Mas que duvido que seja o caso. Não creio que temos autoridade para determinar milagres. É verdade que está na bíblia que até moveriam montanhas, mas nunca vi ninguém que pudesse mover uma cadeira só mandando nela. Ainda assim, dia a após dia as pessoas cantam e comentam incentivando uma fé, poder, intimidade com Deus ou seja lá o que for. Pastores falam assim! Porque as pessoas jogam umas sobre as outras o fardo de ter fé?

Fica a questão: faltou fé em Acabe? Faltou! Faltou verdade! Faltou crer na verdade, e não nas muitas mentiras!

Nós ensinamos muito mal como ter fé. Ao invés de incentivar a buscar a verdade e crer nela com a humildade de deixar as pessoas criticarem até mesmo nossas crenças sagradas, ensinamos as pessoas a se dobrarem diante de qualquer crença e depois reclamamos que elas sejam levadas por erros doutrinarios! Nós os incentivamos a ser maus criticos!

Como pode uma coisa dessas? Fico impressionado com a falta de bom senso das pessoas. Porque os profetas não fazem os milagres quando querem sempre que querem? A verdade é: porque eles não podem. Já conheci pessoas que disseram ter sido usadas por Deus para fazer muitos milagres, e quando as interroguei todas elas me passaram a informação de que não podiam fazer quando quisessem, era Deus que dava a certeza de que poderiam fazer.

Precisamos parar de usar frases que matam reis como essa "vai e terá a vitória". A "vitória é sua em nome de Jesus" "seu milagre chega hoje" ou "essa semana isso". Deixemos essas frases para quem tem o PRIVILÉGIO de ter esse tipo de autoridade dada por Deus. Conheço uma profeta, minha mãe, que já entregou-me e a muitos muitas profecias. Mesmo assim ela não pode entregar profecias na hora que quer.
Não creio que seja impossivel alguém conquistar autoridade de poder fazer sinais ou profetizar quantas vezes quiser, mas creio que não é o padrão.

Mesmo na história de Eliseu, talvez a pessoa mais rodeada de milagres de todo o velho testamento, ao receber a capa de Elias não tinha o poder de atravessar as aguas sozinho, como nunca o teve. Então disse "onde está o Deus de Elias?" e Deus abriu as aguas. Em outro momento, tentou mandar seu servo ressucitar um moço, não o pôde. E estamos falando de Elias!

Se até os homens de Deus do novo testamento morreram, inclusive de velhice, como podemos afirmar que temos a cura para todas as doenças? Sinceramente... Faltou fé para só crer na verdade... E falta ainda, muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário