sexta-feira, 7 de junho de 2013

"Haja tempo para estudar tanto escatologia" - Alguém me ajuda?

Você já ouviu falar das 70 semanas de Daniel, ou das 62 semanas?

Se não, recomendo que leia Daniel 9.


Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. 
Daniel 9:24-27

Este assunto é muito tratado na escatologia (estudo do futuro, das ultimas coisas)

Em resumo, acredita-se que 7 semanas de anos foram usados para construir Jerusalém e o templo, e 62 semanas (de anos) depois Jesus morreu. 62 + 7 = 69. Faltaria então os ultimos 7 anos de algum tipo de assolador. A ultima semana da profecia.

Muitos teológos afirmam que temos então um intervalo indefinido do período de graça da igreja, e que posteriormente a isso haverá ainda os 7 anos da grande tribulação, do reinado do anticristo, e ain emenda-se com teorias de interpretação do apocalipse com 3 anos e meio de falsa paz e 3 anos e meio de profunda tribulação. Vejam:







O que me deixa as vezes incomodado com teorias de escatologia (fora o fato de que frequentemente erram previsões, o que deve ser consequencia) é que muitas vezes parecem coisas como se fossem completas que eu não vejo. Neste caso, essa teoria me incomoda MUITO por essa coisa do intervalo indefinido. Não é estranho falar de 70 semanas, mas com um intervalo enorme entre elas?

Estou começando a desenvolver o estudo de escatologia, gostaria de fazê-lo de maneira justa de deixar as varias teorias, mesmo teorias impopulares, serem conhecidas e vistas lado a lado.

Fica já a minha pergunta: alguém tem alguma outra? Tenho analisado, e fico pensando: não faria mais sentido se essa profecia se cumprisse sem esse enorme intervalo, que já dura milenios? Alguém acredita em alguma possibilidade diferente de encaixe?

E quanto aos demais assuntos da escatologia? Convenhamos que são muitos. Quero mesmo decifrar o máximo possivel todos os textos. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário