sábado, 8 de junho de 2013

Humildade e orgulho - Guia de como ser humilde. Duvida? Seja humilde VOCÊ então e confira!

Como não ser orgulhoso? Como ser humilde? Já pensou nisso? Já pensou que no conceito popular, seria impossivel dar a resposta, porque nenhuma pessoa humilde admitiria que é? Pois é, pensando nisso, e sem falsa humildade, estou hoje publicando um estudo que venho fazendo sobre o assunto com dicas de como alcançar uma humildade funcional.

Se você é humilde o bastante para ousar tentar aprender de alguém que ousa alegar estar apto para ensinar sobre o assunto (ainda que não tudo, mas uma boa parte), então leia a seguir:


Como ser humilde e não orgulhoso?

2 componentes: reconhecimento de si mesmo, exatamente como se é, com qualidades e defeitos sem supervalorizar ou inferiorizar qualidades ou defeitos seus e de outros
2: compaixão

Tem um tipo de orgulho que é reconhecimento de si mesmo e amor a suas virtudes. isso é bom, é um tipo de humildade que exalta você. Tem outro que é supervalorização das qualidades em desprezo de outras. isso é falta de humildade. É necessário equilibrar porém com compaixão, amando o próximo como a si você poderá entender que no fundo você precisa de qualidades NO OUTRO, e que você, você mesmo, seu vaso, precisa SIM ter virtudes mas não só para si, para DAR. você vai entender que é tão miseravel quanto seu vizinho o for, embora também tenha o seu vaso digno, entenderá que é um privilégio e graça, e que os outros também precisam ser valorizados.

Outra forma de orgulho danoso é quando a pessoa não admite seus próprios erros. Isso é FALTA de amor próprio corretamente dirigido. Quando você reconhecer que está errado em algo peça perdão, arrependa-se rapidamente e corrija-se. Isso não será atestar que é tolo, será reassumir a posição de sabio que foi perdida, quer você admita quer não.

Enfim, essas são umas dicas. Há uma diferença entre ser humilde e parecer humilde. O conceito popular de humildade é antagonico com o de ter virtudes, qualidades. Neste caso, tenha a humildade de não precisar DESSA qualidade dessa humildade concorrente com as demais coisas boas. Melhor não fazer falsa modéstia. Porém quem se elogia é considerado arrogante. Pode até não ser, mas é considerado por muitos. Você pode estar certo que tem qualidades, mas é necessário valorizar os outros e reconhecer os limites se existem.

Ou seja, a humildade não é achar-se feio, é sim ter um bom espelho, e reconhecer inclusive os outros, por compaixão, como uma espécie de espelho também. Deus falou para mim certa vez, pq eu tinha dificuldade nisso e perguntei como é ser humilde (pq Jesus disse que era humilde, no nosso conceito é contraditório, e Jesus é cheio de virtudes): Ser humilde é assim filho: Toda essa minha sabedoria, todo esse meu poder: é para vocês! É tudo para vocês, é tudo para dar para vocês.

Ou seja, Deus entesoura coisas boas, mas não é EGOÍSTA. 

A questão da humildade e do orgulho é uma grande causa de preconceito. Valorize os outros também, tente não parecer demais, dê o espaço pros outros, e mostre qualidades para quem gosta, e utilizando-as para amar as pessoas, ok?

E lembre-se: entre ser humilde e parecer humilde há grandes distancias. Eu creio que sou humilde (estou planejando inclusive escrever um livro sobre esse assunto que tem basicamente esse ensino), pq na minha definição é isso: reconhecer a si mesmo e ter compaixão. Mas se eu falo isso, muita gente vai dizer "OHHH que humildade, até se acha HUMILDE OHH" pq o conceito popular é que humildade é se achar sem qualidade. Assim as pessoas orgulhosas de parecerem humildes ficam dizendo "ah, eu sou nada, eu não, eu num sei nada, nada bla bla" e assim pelo orgulho dessa humildade, falam, com verdade que não são humildes. Humildade envolve aceitar a verdade, inclusive a humildade de elogiar a si.

Mas lembre-se: humildade envolve humilhar-se quando necessario. Tem a ver com ser moldavel, corrigivel, de coração não duro (imutavel), mas mole, que se aperfeiçoa.

Você pode estar pensando "se achar humilde é autocontraditório", mas eu penso então: QUEM VAI QUERER UMA HUMILDADE QUE TIRA AS OUTRAS VIRTUDES OU TE FAZ NÃO RECONHECER AS PRÓPRIAS QUALIDADES? UMA HUMILDADE QUE TIRA A SABEDORIA?

Ouço as vezes de professores de diferentes matérias, consideravelmente inteligentes "ah, eu sou ninguém para ensinar". Então PORQUE ESTÁ ENSINANDO? Ora, se um professor acha que não sabe algo, que não ensine! Quem ensina tem de dizer "olha, eu sei algo, não sou arrogante de ficar com isso só para mim, acho que vocês tem condição de aprender também, e vou ensinar o que eu sei". É contraditório certos pensamentos.

"ah, mas com isso você vai ser taxado de orgulhoso (sentido arrogante)". Neste caso, quanto maior prova de humildade é o fato de que não estou ligando para isso. Aprendi que humildade não é algo para se exigir dos outros, que eles se achem ruins, ignorantes, ninguem, etc. É algo para se impor só sobre si mesmo. Se as pessoas são humildes, tem de parar de jogar essas coisas nos outros.

Conversei com alguém outro dia que dizia "ninguém é melhor do que ninguém". Discordei dele, e expus um raciocinio similar, embora oposto, que tem uma idéia próxima "todo mundo é melhor que todo mundo".

Não é que não existe gente que é melhor em uma area que outros, que sabem coisas que outros não sabem, não! É o contrario! Tem gente que dança bem, gente que canta bem, gente que sabe de diversos assuntos, gente que sabe de varios outros, e gente que sabe uma porção de coisas! EDAI? Humildade envolve reconhecimento da VIRTUDE E DOS DEFEITOS, não importa se ela tem ou não ou se outros tem ou não. É necessario humildade para criticar um pastor, pai, autoridade, para perceber que eles também podem estar errados. É necessário humildade para ver a si mesmo e aos outros corretamente, sem se importar se é qualidade ou defeito, sempre procurando valorizar ou maximo a alma e as qualidades.

É necessário AMOR, MUITO AMOR. Mas se achar um zé-ninguém ignorante, para isso não é preciso humildade. Esse jogo faz com que quem muito quer muito perde, mas quem cede a ponto de deixar que chamem de orgulhoso, essa pessoa ganhe. Achei brilhante.

Quanto a você: seja humilde: veja tudo o que há de bom em você. Não há nada? Que orgulho da humildade então pensar tal coisa! Não há nada de bom em você?! Não me venha com falsa humildade! Reconheça qualidades e defeitos, e se aperfeiçoe

Penso que uma pessoa humilde pode até dizer "olha, eu sou um zé ninguém, um ignorante, um ruim" uma vez... Mas se você perguntar de novo para ele mais tarde ele não dirá isso! Ele terá corrido atrás da mudança, reconhecido coisas boas, vestido-se das virtudes! Senão, ele não é humilde, ele não demonstra que realmente sabe que tem defeitos, e que não é para ser assim e que algo deveria ser feito!

Humildade tem a ver com se humilhar, se deixar moldar. Deixe-se. Deus é o ser mais poderoso, rico e sabio que existe. Mas Ele sabe o que é humildade, e é humilde, e quer que também o sejamos. Mas vejam se Ele diz "não, eu sou ignorante, não consigo nada" etc.

Pense nisso.



Já me disseram "ah, você está se comparando a DEUS?!" Pois claro que estou! Eu devo me comparar a o que? Ter os homens por referencia, os pecadores? Ou o mais justo conhecido? Pois é obrigação cristã procurar se parecer com Cristo, varão PERFEITO!

Não estou dizendo que sou infalivel, totalmente sabio, totalmente virtuoso... Mas juro: eu estou tentando chegar lá, e já NÃO sou um "nada". Você também não deve ser. Ame-se, e administre isso para não ofender os que não entendem essas coisas, mas saiba: humildade você pode ter sim. É sua obrigação ter, inclusive, se encher do espirito santo, aprender com Jesus. Se não tem, MUDE! Não se orgulhe da pobreza, melhor que se orgulhe equilibradamente da riqueza espiritual, do que do pecado de ainda ousar afirmar que não é humilde, que não tem qualidades, etc. É seu dever cuidar do seu vaso, é seu dever glorificar Deus em você.

Amor próprio não mata ninguém, o que mata é falta de JUSTIÇA que envolve amor a todos, e as virtudes (quer a tenhamos ou não).

Enfim: tá ai. Me orgulho dessa humildade, me envergonho da que bloqueia o reconhecimento das demais virtudes. Esse é o resumo do que aconselho, como base para alcançar o maximo de qualidades possivel

Um comentário:

  1. Gostei do texto. Bastante expressivo para mim. :)

    Olha, essa história de falsa humildade é incômoda demais. No parágrafo 13 deixa explícito a falsa humildade. Eu fico muito incomodada quando vejo algum profissional ou pessoa comum dizendo que não sabe isso, não sabe aquilo, mas quando põe em ação, sabe MUITO bem. Fingir humildade, muitas vezes, é se menosprezar, não vejo correlação com a humilde genuína.
    Sejamos humildes, mas conscientes de nossas aptidões.
    Abraço e Paz de Cristo.

    ResponderExcluir