sexta-feira, 28 de junho de 2013

PINGOS NOS "i"s - Contradições nas palavras de Deus?

Não é de hoje que eu já defendo que a bíblia não é absolutamente não contraditória. Já citei um texto em outro artigo que parece vizivelmente uma contradição.

Também não é de hoje que eu digo que a bíblia é um livro (conjunto de livros, na verdade) de alta confiança, e que lendo-a como um conjunto de livros que contenham a palavra de Deus, e dando crédito, mesmo não crendo na infabilidade é possivel crer nela normalmente (de fato não nego passagens polemicas bíblicas como atos polemicos de Deus no velho testamento ou a criação literal de Genesis, mais do que outros que afirmam que a bíblia não tem falha nenhuma).

Já fiz numa aula de hermeneutica explicando que devemos tomar cuidado com o sentido EXATO de uma palavra no seu dado contexto. Em alguns casos, o que parece ser contradição pode ser na verdade mero erro de interpretação causado por uma palavra ter mais de um significado, cada um num texto.

Pois bem: Não é o caso. Não estou afirmando que houve erro ou fraude no texto que apresentarei. Ao contrario, creio que de fato DEUS FALOU nesses trechos, e que há em certo sentido uma contradição na fala de Deus:

- - - -
Profecias de Jeová sobre a cidade de Tiro (Líbano):

"Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, desde o norte, trarei contra Tiro a Nabucodonosor, rei de babilônia, o rei dos reis, com cavalos, e com carros, e com cavaleiros, e companhias, e muito povo." 
Ezequiel 26:7

...E farei de ti uma penha descalvada; virás a ser um enxugadouro das redes, NUNCA MAIS SERÁS EDIFICADA; porque eu o SENHOR o falei, diz o Senhor DEUS. 
Ezequiel 26:14
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiro

Tiro é uma cidade, que aparentemente EXISTE HOJE apesar de ter sido destruida no passado, com promessa de que não mais seria edificada.


Eu que sei que Deus existe não me escandalizo muito com isso tudo, dou graças a sua benevolencia.

Edit 2: nota: eu creio em Deus, e na bíblia, só não na infabilidade. Mas no caso não digo que é fraude, e sim que Deus foi eventualmente cessou sua ira e deixou outros construirem. Mas duvido que alguém daquela geração o tenha construido, então em certo sentido soa como outra cidade.

Edit 3: agradeço pelo comentario. Essa tá factual aos meus olhos. vou por no meu blog inclusive

Edit 4: opa, freia, Israel gera o cristianismo, generalizar que todo islamico é ismaelita também não é justo, e a história ainda não acabou. Quem te garante que no futuro não vai o mundo todo ser a nação de Israel?  Ao contrario, tanto em glória quanto em expecativa futura deverá ser sim Israel maior que qualquer coisa.

PORÉM o que to explicando é exatamente isso, que Deus quando falava essas coisas não o falava com preocupação ad-infinito já saindo até da definição do que era o povo, nação etc. Esses povos já até se misturaram consideravelmente com outros.


Esses "nunca mais" de Deus muitas vezes duram somente por algum tempo. Possivelmente o não ser mais edificada seria no contexto da reconstrução, não no construir algo no lugar anos depois
Não é só Tiro, se bem me lembro.

Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 
1 Reis 3:12

Deus também disse a Salomão que daria sabedoria a ele como nunca houve e depois não haveria se bem me lembro, mas depois por exemplo Jesus o superou, Ele mesmo o disse.

A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. 
Lucas 11:31
(tá escrito maior, mas enfim, Jesus dá a entender que é maior em sabedoria inclusive).


Eu que sei que Deus existe não me escandalizo muito com isso tudo, dou graças a sua benevolencia.

nota: eu creio em Deus, e na bíblia, só não na infabilidade. Mas no caso não digo que é fraude, e sim que Deus foi eventualmente cessou sua ira e deixou outros construirem. Mas duvido que alguém daquela geração o tenha construido, então em certo sentido soa como outra cidade. Se destuiram roma, existir roma até hoje não é a mesma coisa... Aquela cidade em si não existe, mas existe uma cidade de mesmo nome no lugar (não mesmo povo e sistema social).

PORÉM o que to explicando é exatamente isso, que Deus quando falava essas coisas não o falava com preocupação ad-infinito já saindo até da definição do que era o povo, nação etc. Esses povos já até se misturaram consideravelmente com outros.

Não é nem um fim do mundo se simplesmente considerar que não há rigor cientifico. Eu falo "nunca mais quero ver a sua face na minha frente" não quer dizer que realmente NUNCA, NEM DAQUI MILENIOS eu não vá me arrepender e ter compaixão de você.

- -

"porque por isso?"
Por um fato muito simples: meu compromisso é com a verdade. Se Deus fala coisas com falta de rigor, se Ele mesmo usa expressões que se tomadas ao pé da letra culminam em erro, se Ele mesmo faz uso de uma destruição de uma cidade, e mais tarde permite que se construa cidades no mesmo lugar com mesmo nome, eu tenho dever para com toda a justiça que acredito. Se você é ateu ou contra a bíblia e quiser isso por munição, fique, pois insisto: meu compromisso sempre foi e sempre será com a verdade, não com dogma ALGUM mesmo um no qual acredito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário