quinta-feira, 18 de julho de 2013

Corpo, Alma e Espirito - Minha teoria

tricotomia é uma palavra que se refere a idéia de divisão em três partes. No caso da teologia, do ser humano em três partes.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração
Hebreus 4:12



Primeiramente, assim como outros estudos ligados ao espiritual como a trindade, esse campo de estudo teológico é fonte de muitos debates.
No meu curso de teologia fui ensinado que acredita-se que o espírito fica no centro, e é o local de comunhão com Deus.


Não há um conjunto de definições universalmente aceitos do que é cada um.

Bom, vou resumir minha teoria atual:

Corpo = parte fisica = até o cerebro = o "hardware"
Alma = parte mental = a mente, a psique, o "eu" = o "software"
Espirito = a essência das coisas = o conteúdo da mente = os "dados"

Em sintese, creio que o ser humano tem a mente, a alma, que tem conteúdo mental que varia. A palavra de Deus, é expressão do conteúdo espiritual de Deus, do espírito de Deus, a espada do espirito que meche na divisão da alma, da mente, do individuo, e do espírito que define uma "personalidade" boa ou ruim. Ela altera o individuo. Lógico que Deus sendo um ser ciente da verdade, o espírito da verdade vindo a nós nos trás mais comunhão com Deus (não confundir com a manifestação do agente espiritual), e ali somos gerados filhos de Deus, coletando as essências de Deus, cujo espírito é um espírito da verdade.

Assim, meu sistema é simples, e interconecta teologia com psicologia. No intimo da alma está o "coração" figurado, de onde as pessoas fazem sair do seu conteúdo espíritual, o bem ou o mal, a verdade ou a mentira.

Uma importante constatação é que nada do que entra no seu interior jamais sai, mas as coisas que parecem ruins são aprisionadas pelas que parecem boas. Bom, mas isso vou deixar para falar mais em outro artigo.

Ah! Não confundir também com "corpo espiritual" de visões de Jesus. Farei outro artigo sobre, mas já adianto que acredito que são representações visuais simbólicas de Jesus, não a sua real estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário