sábado, 6 de julho de 2013

Oração em linguas

Oração em linguas, que NÃO é sinonimo de batismo com o espírito santo
(leia o final de corintios 12 onde ele cita varios dons como se nem todos os tivessem, mas inclusive outros dons maravilhosos e fala que nem todos oram em linguas, que Deus reparte a cada um como quer)

O que a bíblia diz?
Em 1corintios 12 Paulo comente sobre falar lingua dos homens e dos anjos. há portanto DOIS DONS dados pelo espirito santo: o de falar em linguas humanas (que é o que ocorreu no dia de pentecostes, razão pela qual o termo pentecostais é um tanto errado e muitos dizem que agente está errado), e as linguas realmente estranhas, que é outro dos muitos dons espirituais que foram recebidos, os quais são mencionados em listas como de corintios 12.

Algumas habilidades nós podemos ter pelo intelecto. Algumas são dons, presentes. O falar em linguas ESTRANHAS é um presente. Você pode imitar, mas ai não seria o mesmo que o dom.

Há base bíblica para isso?
SIM!
Em 1Coritios 14 Paulo fala as pessoas que orar em linguas estranhas é bom pro espirito, mas a mente DELA fica sem o entendimento. Ora, se fosse o mesmo fenomeno de pentecostes de falar coisas intencionalmente na sua lingua e os outros entenderem na deles, como nem o PRÓPRIO saberia o que ele fala?

Na passagem Paulo diz que quem fala em linguas deve interpretar. Se ele NÃO souber, que ele ore assim em casa. Como ele não saberia interpretar o que ELE MESMO DISSE, mas que supostamente só SAIU na lingua alheia (ainda, fora de ordem)?

Sim, bíblicamente existe o dom. A principal passagem para isso é a de Corintios 14.


Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.

1 Coríntios 14:1-14


O que você NÃO deve fazer:
- imitar os outros
- confiar 100% de que porque uma pessoa esta falando palavras estranhas ela está fazendo isso porque um espirito está dando aquelas palavras, e não ela mesma inventando-as
- crer que quem está falando na mente dela (inclusive a sua) é NECESSARIAMENTE o espirito santo

Não estou dizendo que não possa ser, mas estou dizendo que poderia não ser. Outros agentes espirituais poderiam imitar e fazer o mesmo efeito assim como pessoas podem imitar.

Como saber se você está imitando?
Se essas palavras não saem da sua mente consciente, se você não está gaguejando ou planejando o que falar, elas NÃO são suas.

IMPORTANTISSIMO: o mesmo espirito (espera-se que Deus) que está falando na sua boca neste momento em linguas estranhas pode na hora que ele QUISER falar algo em português também. A diferença entre uma fala em tom profético e uma profecia é a vontade dele. Também pode ser dado a sua mente significados de expressões longas ou curtas, como interpretações. Novamente, o agente espiritual pode enganar ou ser sincero no que fala. As INTERPRETAÇÕES não são como TRADUÇÕES.
 Uma expressão pode ter mais de um significado (como tem as expressões humanas), e também podem ser extensas e interpretadas com poucas palavras ou serem poucas palavras e interpretaveis com expressões longas, como acontece com muitas linguas

Tenho uma teoria de que as linguas que falamos, chamadas linguas dos anjos, envolvem abreviações e trocadilhos sobre palavras humanas, esses "gemidos inexpremiveis". Variações de entoação de palavras e silas, e outros, podem determinar a variação. Essa é uma idéia minha, com base em estudos, e se diferente de simplesmente receber uma interpretação.

Ou seja, creio eu, as linguas tem sim um OCULTO sentido PRECISO, não são ilógicas, irracionais, porém estão como codificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário