sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como conciliar livre arbitrio com Deus estar no controle?

Resposta:
vejo essa pergunta com relativa frequencia. Com base em meus estudos, cheguei a uma teoria de que Deus está no controle, e pode inclusive controlar a mente do ser humano ou qualquer outro ser, mas que deliberadamente usa de métodos especificos que nos permitem ter não apenas a sensação, mas uma relativa real capacidade de autodominio devido a aparente baixa interferencia na nossa psique, e ao deixar que elas sejam guiadas por um mecanismo natural do mundo, o sistema do conhecimento principalmente.

Em conclusão, eis minhas dicas:

1 - entenda que o termo livre arbitrio não está na bíblia, é um termo de pregadores que é mais um modo de explicar que as pessoas tem responsabilidade pelos próprios atos

2 - entenda que estar no controle não é sinonimo de interfirir, e o interfirir não é sinonimo de não ser sua culpa o que você faz. Enquanto Deus dirigia o endurecimento do coração do faraó, ele do ponto de vista dele era responsavel pelos atos dele. Mas se eu crio um mundo virtual de um jogo por exemplo eu posso estar no controle total do sistema, mas intencionalmente planejei que você tenha seu espaço de ação

3 - não confunda a capacidade dos seres de tomar decisão com incapacidade de Deus de controla-los. bíblicamente falando Deus endurece a quem quiser, e faz rei agir quenem animal. isso não significa que no dia a dia você não possa agir normalmente.

NORMALMENTE, a nossa mente funciona com base no conhecimento. O conhecimento é adquirivel, e ele determina nossas ações. Nós nos auto-programos com o conhecimento. O mundo tem um FUNCIONAMENTO geralmente (fora as mencionaveis evidentes interferencias divinas) e você pode dirigir-se ao bem.

Não use como desculpa o fato de que Deus tem dominio de todas essas forças para jogar a culpa nele pelos seus atos e não lutar pelo dominio próprio. o dominio próprio é algo que agente conquista reconhecendo que temos um funcionamento, e lutando para não ficarmos presos, lutando para nos autodominar.

Até Deus tem seu funcionamento, mas no seu conhecimento e poder Ele se autodomina e o resto da realidade. Assim também nós temos de lutar para alcançar. Temos a capacidade em termos gerais de nos dirigir ao bem, e ajudar os outros a se melhorar, mas se não lutarmos por conquistar a salvação, e o bem em geral, seremos apenas como vasos de desonra, que se deformam pelos próprios ventos, pela própria fisica do mundo ao invés de interfirir no mundo e doma-lo e controla-lo de modo a vencê-lo.

Lembre-se: ESTAR NO CONTROLE não significa interferir em todo o processo. Não é sinonimo de ação. E podemos com a ATITUDE de quem quer salvar-se, e aos demais, adquirir grande capacidade. NADA que Deus não pudesse superar porém, controlando nossas mentes, mas Deus usa seus métodos, recompensa (boa ou punição), baixa interferencia visivel, deixar o mundo debaixo do seu funcionamento natural aparentemente... Enfim: com base no fato de que Deus se interefere é em oculto a maior parte do tempo, a maior parte do tempo demos controlar-nos apenas pelo entendimento de como funciona o mundo natural e nossas mentes. Busque conhecimento e poder sempre para aumentar sua capacidade de dominio próprio (é uma virtude inclusive). Entenda que TEM um funcionamento, que o livre arbitrio nosso não é uma caótica incontrolavel coisa até para Deus, ao contrario da sabedoria popular, e que Deus deliberdadamente deixa as pessoas até se perderem usando do mecanismo natural + recompensas e outras interferencias Dele, porque Ele trabalha com seus MÉTODOS não extremamente focado no resultado em si. Ele ouve oração, EVENTUALMENTE julga as causas recompensando, etc. Mas sim, Ele pode controlar a mente das pessoas, só que elas também, com métodos até simples como conselhos, estudos, dominio do ambiente... Got it?

Nenhum comentário:

Postar um comentário