terça-feira, 17 de setembro de 2013

Deus pode interfirir no livre arbitrio e por exemplo fazer se apaixonar?

Deus pode interfirir no livre arbitrio e por exemplo fazer se apaixonar?

Resposta:

sim, pode. 
Deus por exemplo prometeu a Davi punição, como ele havia ficado com a mulher de um, Deus disse que faria fazerem isso com as mulheres dele publicamente. Prometeu a violencia a Davi pq ele foi violento, matando um inocente para esconder um adultério. Deus disse que a violencia não iria mais sair da casa dele.

O que se sucede é que ocorre uns problemas com os filhos. Um se apaixona pela meia irmã e a estupra, depois a rejeita. Ai o outro vai e mata ele. Depois, Davi acaba perdoando (foi um ato de vingança), o outro começa a conquistar o povo. Mais tarde ele toma o país, e se deita com as mulheres de Davi (não sua mãe, ele tinha varias).

Antes disso Deus já falou a Moisés que endureceria o coração de faraó, para se engrandecer.

Mais tarde com Salomão Deus promete-lhe tirar o reino e dividi-lo. O filho dele então é um tolo, ameaça os que pedem para diminuir impostos falando "o meu dedo é mais grosso que a coxa do meu pai". O país é dividido por isso, e Deus diz pro povo aceitar, pq Ele que fez isso.

Outro caso ainda é um rei, se bem me lembro nabucodonosor, que Deus faz agir e pensar como um animal por anos para humilha-lo.

Outro caso é sansão que se apaixona por mulher que não devia (não do seu povo), e era plano de Deus, Deus usou a sequencia de eventos de lá para usar sansão e matar os inimigos de israel.

Fonte (desse caso, outros procura):
Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.

Juízes 14:3-4

Esse termo "livre arbitrio" você não acha na bíblia. É um termo de pregador, que tá mais ligado a você se responsabilizar por você, do que a capacidade divina. Deus faz o que quer. Porém, do nosso ponto de vista, nós temos de nos dirigir ao bem. Se dissermos "ah, deus que vai me predestinar" essa atitude pode ser exatamente a causa de você ir pro inferno. Se você disser "tenho que lutar e seguir o bem, ainda que até Deus venha me afastar Dele" essa atitude poderá salvar você.

Fonte(s):

sim, eu sou teólogo, acredito em livre arbitrio no sentido de capacidade de autodominio, mas debaixo do dominio de Deus. Deus usa seus próprios métodos, o que o torna capaz de deixar vc salvar-se ou perder-se, portanto você use o mecanismo natural pra alcançar dominio próprio: busque conhecimento e poder de controlar a si e ao que lhe afeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário