quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sete espiritos


Já ouviu falar dos 7 espiritos de Deus?
Is 11.1-2
1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

Ap 4.5E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus.

Ap 5.6 6 Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
(ver também Ap 3.1)


Pouco conhecidos, os 7 espiritos de Deus nos levam a um problema: que são estes?
Jesus os possui, como diz a profecia de Isaias. Mas que espiritos são esses?

Segundo ouvi, os sete espiritos de Deus seriam simbolo de sua onisciencia. Veja a referencia onde os 7 olhos parecem indicar onisciencia de Deus (repare acima, como 7 olhos, e sete lampadas acesas são simbolo dos 7 espiritos)

Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel; esses são os sete olhos do Senhor, que percorrem por toda a terra.
Zacarias 4:10

O trecho é um tanto dificil de entender, lembrem-se ser uma teoria, e que aceito criticas e sugestões acerca desses sete olhos por exemplo, mas ouvi certa vez que eram simbolo de onisciencia.



A bíblia fala que há um só espirito (o santo, o da verdade), que dá toda sorte de dons.
Porém, aqui se fala de sete. Porém, os sete estão ligados em um, é o que pretendo mostrar.

Minha teoria é de que os sete espiritos são titulos da sabedoria, referenciada em proverbios. Em proverbios é comum frases em que a sabedoria é trocada por outra palavra de conceito próximo, como inteligencia, e outros. É um tipo de rima lógica, comum neste livro, dizer duas vezes a mesma coisa com diferentes palavras, ou frases de oposição lógica.

Vejam uma referencia (há muitas vezes mais de uma) no livro de proverbios que indica que a sabedoria esses são titulos da sabedoria.

Senhor
Pv.8.22O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.
Sabedoria
Pv.2.6Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
Inteligencia
Pv.2.3 e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, 4se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.

Conselho
Pv.8.14Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.
Fortaleza
Pv.8.14Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.
Conhecimento
Pv3.13Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. 14Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino.
Temor do Senhor
Pv.1.7O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Tenho ouvido outras coisas acerca do assunto, mas nunca vi algo tão profundamente coerente quanto lincar esses espiritos, titulos, com o da sabedoria.

A saber ainda, na bíblia, havia um castiçal com flores de amendoa (planta tipica da asia) que por ordem de Deus deveriam estar sempre acesas. Juntando com a já mencionada em outros artigos, figura da luz, faz sentido não?

Em futuros artigos, talvez eu fale mais sobre extensões dessa figura, que incluem, inclusive, o fogo e os olhos iluminados, e o azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário